TAREFA 4.1
A partir da entrevista de Pedro Demo, podemos inferir que as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino aprendizagem, são aquelas que podem a princípio, partir do professor. Ele precisa mudar sua rotina de ensino a partir dos seus múltiplos conhecimentos, e mudar-se para mudar, ou seja, o professor precisa repensar sua prática de ensino, no que se refere a exposição oral, do quadro e do livro, e inovar com outros recursos que possam atrair o aluno para uma aula mais atrativa, com vida, com cores, imagens em movimento... e isso é possível quando se tem ferramentas propícias para essa construção de aulas “inovadoras”.
Os alunos por sua vez, podem ser colaboradores dessa metodologia de transmitir o que aprendem através de pesquisas, quando bem guiadas e encaminhadas para a criação do que pesquisou, como afirma DEMO: É melhor dar menos aulas e cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva - aprenda. Aí entra a questão da linguagem de mídia: a língua hoje não é dos gramáticos, é de quem usa a internet. Então a língua vai andar mais, vai ter que se contorcer, vai ser mais maleável.
Partindo dessa premissa, é possível atrair o aluno com aulas variadas a cada novo encontro de classe. Não dispensando a leitura dos livros, a pesquisa constante que contribui para a formação do pensamento por um determinado período de vida, até outros conceitos sejam formados, mas mobilizar esse aluno dentro do seu plano de ensino encaminhando-o e orientando-o a prática da pesquisa por meio das mídias, essencial a sua vida enquanto aprendiz e pesquisador
Marilúcia/Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário