quarta-feira, 2 de dezembro de 2009


As tecnologias da E.E. Berilo Wanderley-Natal/RN.

Colaboradoras do Blog. Marilúcia e Claudia.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Aparelho Digestório


Trabalho de Ciências elaborado para as turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental 2009, executado no Laboratório de Informática.
http://docs.google.com/present/edit?id=0AeioGQ2jDMHfZGdmejhzZjlfMWQ3OHJnZmNm&hl=pt_BR

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Funcionamento do Laboratório

Todo e qualquer setor da escola deve deixar claro qual é seu papel junto ao desenvovimento do ensino-aprendizagem, como tal o Laboratório de Informática vem em síntese mostrar sua participação e precupação com o bom funcionamento por meio do Regimento interno e do Projeto Informática na Educação.
Os agendamentos do laboratório seguem uma rotina semanal, o professor faz o seu agendamento diário junto ao responsável do laboratório.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Laboratório de Informática

TAREFA 4.1


A partir da entrevista de Pedro Demo, podemos inferir que as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino aprendizagem, são aquelas que podem a princípio, partir do professor. Ele precisa mudar sua rotina de ensino a partir dos seus múltiplos conhecimentos, e mudar-se para mudar, ou seja, o professor precisa repensar sua prática de ensino, no que se refere a exposição oral, do quadro e do livro, e inovar com outros recursos que possam atrair o aluno para uma aula mais atrativa, com vida, com cores, imagens em movimento... e isso é possível quando se tem ferramentas propícias para essa construção de aulas “inovadoras”.

Os alunos por sua vez, podem ser colaboradores dessa metodologia de transmitir o que aprendem através de pesquisas, quando bem guiadas e encaminhadas para a criação do que pesquisou, como afirma DEMO: É melhor dar menos aulas e cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva - aprenda. Aí entra a questão da linguagem de mídia: a língua hoje não é dos gramáticos, é de quem usa a internet. Então a língua vai andar mais, vai ter que se contorcer, vai ser mais maleável.

Partindo dessa premissa, é possível atrair o aluno com aulas variadas a cada novo encontro de classe. Não dispensando a leitura dos livros, a pesquisa constante que contribui para a formação do pensamento por um determinado período de vida, até outros conceitos sejam formados, mas mobilizar esse aluno dentro do seu plano de ensino encaminhando-o e orientando-o a prática da pesquisa por meio das mídias, essencial a sua vida enquanto aprendiz e pesquisador

Marilúcia/Conceição